8 dicas para avaliar seu fornecedor de reparo de endoscópios

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Pode não parecer muito divertido acompanhar seu fornecedor de reparo de endoscópios, mas como você  prepara e cuida de seus endoscópios para o Centro Cirúrgico é sua responsabilidade, além de ser seu dever ter algum tipo de supervisão. Além disso, pode ser realmente benéfico para seu resultado e qualidade geral. 

Na correria do processo de esterilização, é muito simples cuidar de um endoscópio , limpá-lo, usá-lo novamente e descartá-lo quando houver quebra. Porém, acompanhar os reparos que você fez e avaliar os reparos regularmente pode revelar muito sobre seu endoscópio, seu fornecedor de reparos e sua própria instituição.

Neste artigo, forneceremos algumas diretrizes para começar a controlar seu fornecedor.

Comece rastreando seus endoscópios.

1. Lista de verificação de teste funcional

Para começar, pense em criar uma única página de teste funcional para cada endoscópio. Nele você deverá identificar a marca, o modelo e número de série do endoscópio. Conforme necessário, registre se precisar de reparos, bem como o custo e quem os fez. Faça uma análise do seu endoscópio ao longo do tempo. Você percebe alguma tendência? Sabia que é possível utilizar um sistema automatizado para isso? Caso você identifique um reparo recorrente, considere o seguinte:

  • Existe um problema maior que não está sendo abordado neste endoscópio?
  • Este erro recorrente é devido ao manuseio incorreto do equipamento por parte dos colaboradores?
  • Precisamos instruir os funcionários mais novos sobre como cuidar adequadamente e lidar com os endoscópios?
  • Existe mais alguma coisa que um médico precisa saber sobre como manter o bom desempenho de seu endoscópio?
  • O seu fornecedor de reparos de endoscópios está realizando o trabalho corretamente?
  • Seu endoscópio está simplesmente ficando velho e é hora de se aposentar?

Certifique que o reparo de todos os seus endoscópios está sendo analisado. É possível que surjam padrões de uso ou mau uso. Claro, se você não quer passar por esse aborrecimento, por que não tentar uma solução pronta para uso?

2. Encontrando Padrões

Examine os padrões de reparo para avaliar se você tem uma taxa extraordinariamente alta de infiltração de fluidos. Um dos problemas de serviço mais caros, demorados e prejudiciais é a infiltração. É também um dos mais fáceis de evitar.

Existem sistemas de testes automatizados que encontram partículas em seus endoscópios. Revise as técnicas adequadas de teste de vazamento com seu pessoal, bem como os protocolos normais de manuseio e limpeza, caso você estiver tendo dificuldades recorrentes com infiltração. Existem outras técnicas e itens de teste de vazamento menos conhecidos (como a idade da sua tampa de vedação – máx. 18 meses) que podem ajudar. Informe-se com sua empresa de reparos ou fabricante do endoscópio para obter assistência nessas áreas.

3Verificação do uso

Outra coisa para ficar de olho é com que frequência você usa um endoscópio. Quanto mais um endoscópio é usado (e limpo), mais rapidamente ele se deteriora e se torna suscetível a quebras. Também, tenha em mente que um hospital escola pode tornar seus endoscópios mais propensos a quebras, devido à inexperiência dos manipuladores.

4. Auditoria de sua empresa de reparo de endoscópio

Pelo menos uma vez por ano, agende uma visita de auditoria e verifique o cumprimento de normas e conformidades regulatórias. Frequentemente assume-se que padrões e normas são leis e que as especificações nos padrões e normas devem ser literalmente cumpridas. Para cumprir a lei, existe uma hierarquia de leis, regulamentos e normas internos ou externos. Certifique-se de que qualificou seu fornecedor de reparos e que os padrões e normas que estavam em vigor na época ainda são praticados. Veja também se seus Termos e Condições não foram alterados. O preço por reparo e o tempo de retorno são dois fatores a serem observados quando se trata do desempenho de seu fornecedor de reparos. 

90% de seus reparos devem ser menores. Grandes reparos devem acontecer em uma porcentagem pequena de seu parque. Com algumas exceções, os reparos mais significativos não devem levar mais de dez dias para serem concluídos. Existem sistemas automatizados disponíveis no mercado para diminuir o tempo de resposta entre você e sua empresa de reparos.

5. Obtendo uma segunda opinião

Se o seu serviço de reparo estiver demorando mais do que o esperado ou você perceber que uma alta porcentagem de seus reparos é “sério” e/ou requer uma revisão total, você deve obter uma segunda opinião sobre o problema geral de reparo do endoscópio e quais outras opções de fornecedor são acessíveis. Você também deve perguntar sobre o quanto de trabalho que o seu fornecedor de reparos realiza internamente, ao invés de terceirizar. Sua receita está sendo prejudicada pela terceirização desses reparos? Seu endoscópio pode ter viajado continentes para um reparo!

6. Avalie o tempo de resposta da sua empresa de reparos

Não se esqueça que estes são os seus endoscópios e pertencem a sua instituição, não a empresa de reparos! Se eles não puderem resolvê-lo em um tempo razoável, eles devem explicar o motivo e fornecer opções. Mantenha o controle de suas despesas de reparo.

7. Verifique o preço

Não tenha receio de perguntar a outras empresas de reparo de endoscópios quanto custaria um reparo semelhante. Eles estão aqui para ajudar! Uma lista de preços será fornecida por muitos. Algumas empresas até apresentam uma lista de preços, ou pelo menos uma parte dela, em seus websites. Compare preços de diferentes fornecedores. Verifique se os custos que você está pagando são razoáveis. Você pode até decidir que precisa conversar com seu atual fornecedor de reparos sobre taxas ou pode decidir procurar outro fornecedor de reparos. Você também pode eventualmente decidir que a despesa de consertar constantemente seu endoscópio (e o tempo de inatividade relacionado) é maior do que o custo de comprar um novo, principalmente quando se trata de endoscópios mais antigos.

8. Verificando seu processo de limpeza

Fique atento ao processo de limpeza. Algumas técnicas deterioram mais o equipamento do que outras. Aliás, mudar de uma abordagem para outra pode causar problemas que antes eram indetectáveis. Empresas de reparos e fabricantes podem ajudá-lo nesse sentido. Certifique-se de que, ao trocar os produtos químicos, eles não prejudiquem sua qualidade e sejam aceitos pelo fabricante. Verifique antes de agir.

Para resumir, fique de olho nos seguintes aspectos de reparo e avalie-os adequadamente:

  • Idade do endoscópio;
  • Frequência de uso do endoscópio;
  • Método de limpeza;
  • Tipo de reparo;
  • Frequência do reparo;
  • Custo do reparo;
  • Tempo de resposta para reparo.

Administrar um departamento de esterilização pode ser difícil, mas dedicar algum tempo e esforço a esses relatórios e análises pode resultar em melhor manutenção dos endoscópios , menos tempo de inatividade, custos de reparo reduzidos, melhor aderência ao orçamento, melhor treinamento da equipe e melhor compreensão de quando um novo equipamento é necessário. Lembre-se de que você sempre pode procurar assistência do seu fabricante ou empresa de reparo de endoscópio.

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Maio 18, 2021