Definindo e medindo a qualidade em endoscopia

Teste de Endoscópio

Quer registrar a qualidade da imagem do seu endoscópio ao longo de sua vida útil?

Se você deseja verificar a qualidade da imagem do seu endoscópio, veio ao lugar certo!

Mas o que é a qualidade da imagem do endoscópio? E como você mede isso?

“Embora fornecer o melhor atendimento possível ao paciente seja nosso objetivo mais importante, estamos mal equipados para medir nossa capacidade de atingir esse objetivo”.

D.Bjorkman e J.Popp

O que pode dar errado?

Existem várias maneiras de medir a qualidade da imagem do endoscópio e várias ferramentas para fazer isso. Se você observar um endoscópio com mais detalhes, descobrirá que nele existem muitos componentes, como lentes bastão, janelas de safira, fibras de vidro, objetivas etc. Todos esses componentes compõem a assinatura de um endoscópio, então não basta fazer uma simples medição para descobrir os possíveis defeitos de um endoscópio. Você terá que medir mais aspectos para obter um diagnóstico claro!!

Estima-se que a vida útil de um endoscópio varia de 1 minuto a 2 anos. Sim, já vimos endoscópios mais antigos, mas acredite, eles não melhoram com o tempo…

Sobre os endoscópios

Os endoscópios são construídos para lidar com o calor extremo no qual uma autoclave trabalha a cerca de 135 °C. Para permitir que as lentes se expandam e contraiam, elas são mantidas no lugar com uma mola helicoidal que as mantém na posição. Mas durante a expansão e contração, os espaçadores entre as lentes da haste arranham a superfície dessas lentes e fazem com que o pó de vidro fique em cima das superfícies das lentes da haste. Além disso, o transporte de endoscópios tem o mesmo efeito.

Um pouco de poeira é comum, mas qual é o seu limite de aceitação? Quando isso tem um efeito negativo sobre a qualidade da imagem?

As lentes da haste são frequentemente coladas. Isso pode parecer estranho, mas, na verdade, a maneira mais barata de fazer uma lente bastão é pegar uma haste de vidro e colar uma lente em cima dela. A melhor maneira é polir a superfície da haste para obter uma lente. Mas, novamente, devido à temperatura da autoclave, a cola tende a envelhecer rapidamente e ficar amarela. Eventualmente, ele perderá sua função adesiva e a lente se soltará. Então, como você mede isso? E novamente, qual é o seu limite de aceitação?

Quando o assunto é qualidade de imagem do endoscópio geralmente fala-se apenas sobre foco, nitidez de imagem ou para as pessoas mais técnicas, MTF (Função de Transferência de Modulação). Basicamente, é a capacidade de um sistema de lentes de reproduzir a imagem. Quanto melhor e menos distorção, maior contraste ou resolução você terá.

Testando a qualidade da imagem do endoscópio

O ScopeControl tem tudo a ver com “Testar a qualidade da imagem do endoscópio” e este equipamento faz um trabalho incrível. Para influenciar o foco, basta colocar o endoscópio no seu suporte de ocular e você terá um resultado completamente diferente. Como os endoscópios são usados ​​todos os dias, nós recomendamos verificá-los todos os dias.

Sim, há fibras de luz em um endoscópio rígido. Este também é um assunto muito comentado nos hospitais, fibras que são queimadas, quebradas ou resíduos que grudam no poste de luz. Quando em uso, os endoscópios estão sujeitos ao manuseio incorreto e o processo de limpeza não é muito “amigável” à qualidade. O uso diário afeta o funcionamento geral do endoscópio e é difícil dizer quando ele cai abaixo do limite de aceitação. É impossível para um humano detectar um padrão gradual!

Como medir esse padrão?

Então você pode sugerir não usar mais a autoclave e utilizar apenas plasma de peróxido de hidrogênio para a esterilização. Não quero estragar a festa, mas esse método também é muito agressivo em plásticos e colas, etc…e existem até fabricantes de endoscópios que não recomendam esse método.

Por esse motivo o registro da qualidade da imagem do seu endoscópio é imprescindível. A Dovideq criou a ferramenta certa que oferece todas as possibilidades de monitorar seus endoscópios ao longo do tempo e é apoiada por uma plataforma em nuvem que fornece todos os dados, relatórios e ferramentas para garantir você nunca mais terá um endoscópio defeituoso no centro cirúrgico. Esta ferramenta não apenas testa a qualidade da imagem do endoscópio, como também testa descoloração, partículas de poeira e mede o ângulo de visão e o campo de visão. A solução foi projetada para se encaixar perfeitamente no fluxo de trabalho da CME, registrar a qualidade do seu endoscópio e lhe informar imediatamente quando agir.

Recentemente nos deparamos com um artigo que dizia:

“O caminho para a melhoria da qualidade começa naturalmente com um esforço para definir aqueles aspectos de cuidado e atendimento que afetam a qualidade da experiência do paciente”

Foi assim que o desafio de construir o ScopeControl e o LightControl foi aceito. A primeira análise foi feita junto ao usuário final, como ele gostaria de resolver o problema e, em seguida, foi determinado como medir o problema tecnicamente. A Dovideq sabia que as especificações do endoscópio não eram algo que você pudesse baixar pela internet. Esse problema obrigou a construção de um novo banco de dados que falasse outra língua, que não prejudicasse as especificações do fabricante. O intuito é aprender com a medição de endoscópios e que nossos usuários aprendam uns com os outros!

É por isso que podemos conectar cada ScopeControl à plataforma EndoscopeManager para trocar dados e fazer análises sobre esses dados, para devolver valores baseados em evidências que ajudam a todos na indústria. Estudos foram realizados em parceria com a UMCU (Universitair Medisch Centrum Utrecht, Holanda) para definir um padrão de limites com o intuito de evitar que endoscópios fora do padrão definido sejam utilizados em procedimentos futuros.

E não paramos, cada novo usuário que compra o ScopeControl ou LightControl se beneficia do trabalho que outros hospitais já fizeram no passado e, ao usá-lo, eles ajudam uns aos outros a tornar a videocirurgia mais segura e econômica.

O que você pode fazer?

Você pode começar hoje a testar seus endoscópios e ajudar a reduzir custos em sua instituição, controlar o seu parque de endoscópios individualmente e a reduzir o uso de endoscópios com defeito em procedimentos. Simples assim!

Referências

https://www.asge.org/docs/default-source/education/practice_guidelines/doc-2014_quality_in_endoscopy_set.pdf?sfvrsn=10 

https://www.osapublishing.org/josk/abstract.cfm?uri=josk-20-6-762&origin=search